sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Polêmica da oposição na investigação de Lula

A oposição deve ou não deve protocolar o pedido para o MP investigar o envolvimento óbvio de Lula no esquema do mensalão?

Democratas e tucanos sinalizam que não, pelo menos neste momento. E o PPS anuncia que sim. E que essa será a medida a ser tomada pelo presidente do partido na próxima semana, após o fim de semana prolongado do feriado de finados.

Claro que DEM e PSDB acreditam na participação de Lula. E não apenas no esquema da sofisticada quadrilha que acaba de ser condenada no STF (dica).  E é óbvio também que o ex-presidente será investigado. Não tem escapatória.

A minha opinião é que não é hora de partidarizar o processo nem de por o Supremo na parede com arena política. O procurador-geral da República já nos deu provas suficientes de sua seriedade. Assim como os ministros da corte, que nos encheu de orgulho com colocações pontuais que lavaram nossas almas condenando os mensaleiros.

Tudo tem sua hora. Trata-se de um jogo de xadrez e a oposição não pode errar. Uma mexida errada e colocamos tudo a perder. As instituições republicanas estão em funcionamento.

Oposição inteligente se faz com astúcia, sem firulas ou carro diante dos bois. A hora de Lula vai chegar.

João Paulo M.

4 comentários:

  1. Sei não, João Paulo, nesta de esperar a hora certa, a oposição se deu mal em 2005. Nesta estou com o PPS, não há desrespeito algum em se pedir investigação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desrespeito não há. O texto não fala nem sugere isso.

      Excluir
  2. Para promover a governabilidade de uma democracia é preciso ter uma oposição Atuante e Coesa. A situação que você está a colocar é a prova que o bloco se encontra aos pedaços. Para o bem da democracia, não queremos atitudes disparatadas. Mas fato é que Lula precisa ser investigado. Pois o STF já está a provar que o poder político não está acima do escrutínio da sociedade nem do escrutínio judicial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oq eu coloquei, ou pelo menos tentei dizer, é q partidarizar o processo da investigação de Lula antes mesmo dela começar só interessa ao próprio Lula, Ana Paula.

      Excluir