quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Oposição “morta” mortífera


Dizer que não temos oposição é balela. Em 12 meses caíram sete ministros de um governo que tem maioria esmagadora no Congresso. Isso só acontece em países que tem oposição forte.

A conduta dos parlamentares da oposição diante das denúncias publicadas na imprensa foi decisiva. A máquina da base governista usou todo seu poder para tentar evitar as quedas, mas nossos representantes souberam agir com maestria direcionando a situação para o desfecho fatal.

O primeiro ano do Governo Dilma deixa uma amarga lição para a base: a oposição é experiente e sabe aproveitar as oportunidades. E se essa oposição, que muitos rotulam de ‘morta’, manter a calma, não se afobar nem mudar suas características diante da pressão da militância exigente que tem, outras peças adversárias tombarão no tabuleiro.

Embora que de forma discreta e desapercebida, o jogo de 2014 começou a virar...

João Paulo M.

21 comentários:

  1. Seja bem vindo ao mundo blog´s. Tenho pena dos petistas com você por aqui.

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Petistas tb são bem vindos aqui. Não espante a freguesia. rs!

      Excluir
  2. A oposição estruturada nas bases definidas dos catetos da hipotenusa possuem dimensões implacáveis de atuação equivalente das reações químicas de vários quadrantes equiláteros partidários do Brasil.
    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade! Eu ainda não tinha analisado por esse prisma.

      Excluir
  3. Parabéns pelo blog, João! Você está certíssimo, derrubar, um a um, os nomes que poderiam construir o futuro deles ao mostrar o quanto são corruptos é o que temos que fazer mas precisamos entrar no debate sobre os outros temas, sobre a inépcia deles em saúde, educação, saneamento, segurança e é ai que a oposição precisa ser mais ativa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apareça sempre Rafa. Como disse o Aécio Neves, "A Bahia é a cara do Brasil". Portanto seu ponto de vista é importantíssimo!

      Excluir
  4. E isso só prova que não basta ter maioria e ser frágil por sua ~conduta~.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou tudo, Santos! Essa é a grande diferença entre o governo do PT e a oposição: conduta moral

      Excluir
  5. Felicidades mil para o seu blog!
    Boa sorte em sua batalha pelo bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigado Mirtes! Feliz em ver a velha guarda do Blog do Noblat por aqui!

      Excluir
  6. Caro João, ótimo espaço para o debate. Parabéns. Quero trazer à reflexão o meu ponto de vista. Concordo com você que a Oposição não está morta. Mas discordo que tenha sido por ação dela que os Ministros caíram. O protagonista das quedas foi a Imprensa, que não descansou até que as verdades, publicadas semana à semana, constrangedoras para o Governo, não deixassem outra saída senão o "pede pra sair". O que observo no Senado, por exemplo, é que a Oposição parece estar desunida (PSDB e DEM atuam sem coordenação), desorientada e sem uma atuação estratégica e planejada. Deixar o Álvaro Dias sozinho na arguição do Ministro da Integração mostrou isso muito claramente: não se viu Aécio, nem Agripino, nem Flexa, nem Couto, nem Demóstenes, etc. Achei que, para a Oposição, já se teve um avanço quando Álvaro Dias se apresenta para 2014, para tentar por fim ao dualismo que já está desgastado (Serra/Aécio/Serra/Aécio... ainda bem que Geraldo já saiu disso). Esse aspecto (a novidade) traz entusiasmo para a militância, e depois todos saem unidos em torno do nome vencedor que representará a Oposição (ainda que venha a ser Serra ou Aécio). Carimbar desde logo não traz a "novidade" (parece a mesma coisa da mesma coisa). Há outros nomes importantes na Oposição que, espero, venham exigir espaço em uma possível "prévia". Finalmente, acho que o melhor caminho seria uma Oposição, além de vigilante como está, propositiva para os grandes temas nacionais que - na ótica da Oposição - não estejam no caminho certo. Está faltando principalmente isto: atuação propositiva. Apenas pretender derrubar pedras no tabuleiro não pode continuar sendo a única bandeira. Forte abraço e desculpe ter me alongado.

    ResponderExcluir
  7. A imprensa foi fundamental, mas os parlamentares souberam conduzir a questão e deram o rumo do desfecho fatal.

    Penso q a oposição é muito qualificada justamente por ter líderes com características diferentes. No senado, por exemplo, temos Álvaro Dias q combate como poucos e Aécio Neves, articulador de bastidores com habilidade ímpar para aglutinar peças importantes q hj estão na base da Dilma.

    Grandes eleições se vencem com posições firmes e amplas alianças caro Wagner.

    ResponderExcluir
  8. Belo texto, uma oposição discreta não é uma oposição morta.
    Mantenha esse tipo de escrita!

    Abs.

    ResponderExcluir
  9. Caro João, creio que seria desnecessário e talvez até impertinente dizer aqui das nossas divergências de opiniões acerca de alguns temas políticos. No entanto, só menciono esta questão pontual para dizer que não tenho dificuldade de assumir sua qualidade e elogiar sua competência e argúcia quando me convence e produz um texto coerente e sensato como o que ora está sob comento.
    Quero parabenizá-lo pelo blog e dizer que espero sinceramente que continuemos a travar os nossos bons debates no campo das ideias, em homenagem ao Estado Democrático de Direito, garantia elementar da nossa Carta Política de 1988.
    Sucesso!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua cidade é colada em São João Del Rey, terra de Tancredo Neves e Nadir Figueiredo. Responsa de ser vereador nessa região é grande, e tenho boas referências sua. Logo sua opinião aqui é muito respeitada. Abçs

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir