terça-feira, 19 de junho de 2012

Acusado pelo deputado @rogeriocorreia_ do PT, prestei depoimento

Prestei hoje na Delegacia de Crimes Cibernéticos meu depoimento sobre as acusações feitas pelo Deputado Rogério Correia (PT-MG), que se sentiu ofendido com algumas explicações que cobrei dele no twitter.

Fui questionado que se, de fato, o twitter @joaopaulom é meu. E se ofendi a honra do referido deputado.

Primeiro respondi que sim, o twitter @joaopaulom é meu. Disse que nunca usei fakes, que as postagens são de minha responsabilidade e que estava ali para me responsabilizar sobre as mesmas.

Depois disse que não ofendi a honra (oh!) do deputado. Eu apenas utilizei do meu direito de pedir explicações, como cidadão que paga impostos e tem o direito de realizar cobranças aos detentores de cargos de cargo eletivo.

Confesso que deixei a delegacia frustrado. Apesar de o deputado Correia não ser obrigado a comparecer para acompanhar meu depoimento por diversas vezes o convidei, inclusive em tuíte enviado ao amigo em comum, deputado Sávio Souza Cruz.

Minha opinião:


Penso que o deputado Rogério Correia está tentando inverter a situação. Quem deve explicações à sociedade não sou eu. É ele. Explico:

O deputado disse para o Jornal Estado de Minas que repassa a movimentos sociais o auxílio-moradia que recebe na ALMG mesmo morando em BH. Nao sei se ele realmente repassa, mas mesmo que o faça está cometendo uma irregularidade. Como o nome diz, essa é uma verba destinada exclusivamente ao auxilio moradia de deputados que moram no interior e vem a BH. Nao pode ser usado para outra finalidade, é irregular.

Cade a Assembleia? O Ministerio Publico nao vai investigar? Afinal, uso irregular de dinheiro publico!
Mas ainda que ele o faça, precisa informar quem foram os beneficiados desses repasses nos seus dois ultimos mandatos. Como ele nunca publicou os recibos mensais dos reapasses, a gente fica na duvida…..

Vai ver esqueceu, né?

Linda a atitude do deputado Rogério Correia, não é mesmo? Recebeu auxílio-moradia e, como mora em BH, repassou a movimentos sociais. Ahan. QUERO OS NOMES. E os recibos

O deputado efetuou saques na boca do caixa com CARTÃO CORPORATIVO conforme o informou o site Tranparência Brasil. Creio que deve explicar para a sociedade aonde gastou o cash. Afinal, estamos falando de dinheiro público.

Grampo da polícia flagrou uma ligação do gabinete do deputado com o Nilton Monteiro, lobista acusado de forjar a Lista de Furnas. Dias depois um grande jornal aqui de Minas publicou matéria dizendo que o lobista usava software para scanear assinaturas. Portanto, perguntar o teor do telefonema, na minha opinião, faz sentido. E o deputado precisa explicar isso para a sociedade também. Por que o assessor dele, Damiao, forneceu modelos de assiantura de politicos para o falsario? Até hoje estamos esperando uma resposta…



Correia me seguindo:



Por volta das 18h30, 19h percebi que Rogério Correia me desbloqueou no twitter e passou a me seguir. Puxa vida, que honra! Vi ali uma oportunidade única de buscar o diálogo e tentar esclarecer alguns fatos. Então tuítei para ele:


@joaopaulom Boa noite deputado @rogeriocorreia_. Prazer em tê-lo como seguidor. Poderia me esclarecer os pontos abaixo:

@joaopaulom .@rogeriocorreia_ O sr disse q repassou auxílio-moradia q recebeu mesmo morando em BH para movimentos sociais. Qual o nome dos beneficiados?

@joaopaulom .@rogeriocorreia_ Grampo da polícia pegou conversa do seu gabinete com acusado de fraudar a Lista de Furnas. Qual o teor desta conversa?

@joaopaulom .@rogeriocorreia_, assim q responder essas duas perguntas gostaria de fazer outras duas. Não deixe de seguir. Estou seguindo tb. Aguardando.

@joaopaulom @rogeriocorreia_ Vou lhe dar 30 minutos para estes dois esclarecimentos. janto agora e volto em 30 minutos. Não me deixe sem resposta, ok?

Voltei meia horinha depois, mas o deputado já não me seguia mais. E também não respondeu aos questionamentos. Só espero que ele não os tenha considerado “ofensa à sua honra”.

Lembro que o Deputado ameaçou o blogueiro Ricardo Noblat (@BlogdoNoblat), apontado como o de maior credibilidade política no twitter, processou o Jornal Estado de Minas e a revista Veja e este twitteiro.

É verdade! O deputado que se coloca como inimigo da censura ameaçou um blogueiro de reputação inquestionável, processou um grande jornal de Minas , a principal revista do pais e vem perseguindo este simples twitteiro.

Quer dizer, bastou cobrar explicaçoes dele, para ser procesado...

Mas o melhor foi a fala do Noblat depois que foi ameaçado pelo deputado: deputado, vc tem um parafuso amenos ! O sociólogo Bolívar Lamounier escreveu sobre o assunto: "Raiva é uma coisa, ranço totalitário é outra" (Clique aqui para ler na íntegra)

Ah. Para não ser injusto devo informar, que até o presente momento, não estou bloqueado no twitter do deputado @rogeriocorreia_.

Continue assim, deputado. Se o espírito democrático de Vossa Excelência evoluir um pouquinho a cada dia já será um grande feito.

João Paulo M.

Ainda em tempo: Na bio do twitter do Deputado @rogeriocorreia_ consta “atuante na Educação”. Os professores federais estão em greve, deputado. Não os deixe só

2 comentários:

  1. Fique tranquilo, irmão! Se eu fosse o magistrado condenaria esse deputado as pagar as custas! Que figura nefasta!

    ResponderExcluir
  2. Manda esse depultado ir fazer o que ele tem que fazer que é trabalhar pelo povo pois a imprenssa é livre!!!

    ResponderExcluir