domingo, 29 de janeiro de 2012

“Em cruz ilhada” em Cuba

Dilma desembarca em Cuba semana que vem. A visita da presidente acontece em um momento delicado. Um preso político morreu poucos dias atrás e a relação do Brasil com os dissidentes cubanos é bastante incômoda para o nosso governo.

Yoani Sanchez já solicitou um encontro com Dilma. A blogueira mais famosa da ilha tem queixas e reivindicações que certamente vão gerar constrangimento à presidente. Mais constrangedor ainda será a recusa em recebê-la, sobretudo agora que o despencamos no Ranking de Liberdade de Imprensa.

Como sair dessas desconfortáveis encruzilhadas? Durante todo o governo Lula o comportamento do Brasil foi contestado e questionado pelas nações desenvolvidas em diversos episódios como, por exemplo, a omissão na ONU em relação aos direitos humanos no Irã. Dilma vai perder a oportunidade de se redimir perante estes países?

Dima está em cruz ilhada.

João Paulo M.

Um comentário:

  1. Até mesmo uma grande parcela dos próprios eleitores do PT, que não pertencem às facções de militância esquerdista, critica a postura dos governos desse partido em relação a dar respaldo a ditadores ao redor do mundo. A postura mais pragmática de Dilma na política externa, surgida com o afastamento em relação ao Irã, parecia ser um diferencial positivos dela sobre Lula. Entretanto, esse ponto positivo corre o risco de ser anulado com uma viagem que promete afagos e oferta de muito dinheiro do contribuinte brasileiro, a baixo custo, para um governo que não permite que uma pessoa de seu país faça uma viagem para o exterior e não tem nada de positivo a oferecer ao Brasil. A atitude será como dar um tapa na cara dos milhares de mortos e oprimidos por décadas de um regime que já perdeu o sentido, mas insiste em continuar a opressão, além de um sinal para o povo brasileiro que os interesses ideológicos do PT estão acima dos interesses do Estado e da sociedade brasileira.

    ResponderExcluir