O fracasso do Brasil nas Olimpíadas 2012 são reflexo de uma série de fatores. Os milhões que foram subtraídos e desviados no Ministério do Esporte colaboraram e muito, é verdade. Porém, creio que as causas do mico brasileiro na terra da Rainha vão, além disso.
Penso que Esporte e a Educação só vão avançar, de fato, no Brasil quando passarem a caminhar de mãos dadas. Inclusive, no primeiro Mundo, já é assim. Enquanto, por exemplo, as jogadoras de futebol norte-americanas ganham bolsas de estudo e são preparadas nas universidades dos EUA, as nossas, salvo raras exceções, foram abandonadas por uma presidenta, e passam fome. Quantas Martas acabam mortas de fome e não saem do anonimato aqui no país do futebol?
Não se faz grandes atletas com assistencialismo. É na base que se forma campeões. De que vale o Bolsa-Atleta se a mentalidade curta do poder público afasta nossas crianças e adolescentes do gosto e da prática de esportes? A verdade é que o Governo Federal do PT plantou fracassos quando desobrigou as aulas de Educação Física nas escolas brasileiras. E a colheita começou em Londres.
O dia em que o Brasil acordar para essa realidade certamente alçaremos vôos mais altos. Um país do tamanho do nosso tem um potencial incrível para produzir desportistas fenomenais. Mas, se a mentalidade não mudar, a infinita maioria deles passarão a vida inteira sem descobrir o dom que tem.
O Brasil da Dilma e do Lula é medalha de Ouro na incoerência. No discurso responsabilizam a Educação por todos problemas e fracassos do país. Na prática deseducam.
João Paulo M.
Nenhum país desenvolvido educa suas crianças e adolescentes em apenas um turno! O fracasso do nosso esporte prova isso! Educação integral já!
ResponderExcluiresporte é uma poderosa arma de educação.... ensina valores para o resto da vida
ResponderExcluir